O que você faria se soubesse que está vivendo seus últimos momentos de vida? Com quem gostaria de passar esse tempo, e o que gostaria de fazer?
Jesus, em João 13, sabendo que se aproximava o dia de sua partida, escolheu jantar com seus discípulos, homens que eram seus amigos. O relato bíblico nos conta que após terem ceado, Jesus se levanta, toma para Si uma bacia com água e uma toalha, e começa a lavar os pés dos discípulos. O Deus encarnado, ajoelhava-se e lavava os pés de pecadores. A forma como o Mestre escolheu passar seus últimos momentos foi servindo aqueles a quem Ele amava. O próprio Cristo nos deu o exemplo, para que à semelhança dEle, sejamos servos uns dos outros.
O Cristo que operou milagres foi o mesmo que lavou os pés de seus amigos, em uma sincera atitude de amor. E o amor, por sua vez, uma atitude de serviço. Jesus nos mostra que existem níveis de serviço que só podem ser acessados em amor. A necessidade faz de nós bons produtores, mas somente o amor pode nos fazer servos rendidos. Jesus não tinha necessidade de lavar os pés de seus discípulos, mas tinha amor suficiente para fazê-lo.
Nunca houve, nem nunca haverá alguém tão dadivoso e poderoso quanto O Senhor Jesus. Seu poder para realizar milagres sobrenaturais sempre foi alvo do fascínio e assombro dos que o viram praticar tais feitos. Como então alguém tão poderoso pôde submeter-se a situações tão humildes, como lavar os pés dos seus amigos? Essa atitude de Jesus revela o que Ele também espera de nós: amor e humildade, que ao contrário do que muitos pensam, não anulam nossos dons e talentos, mas os potencializam e validam.
Que à semelhança do nosso Senhor, possamos ser bons servos! Servos que sujeitam-se uns aos outros em amor e humildade, que não servem por mera necessidade, ou por motivações equivocadas. Que quando O Senhor olhar para nós, não enxergue apenas servos detentores de boas capacidades, e doutos em conhecimento. Mas que Ele veja em nós, corações rendidos, joelhos dobrados e mãos molhadas. Que nossas toalhas e bacias sejam apresentadas com alegria diante de Deus. Que o amor e a humildade estejam sempre presentes em nossos atos de serviço, ao Senhor, aos santos e ao mundo. Que assim como Jesus, sejamos capazes de servir aqueles que caminham conosco, amando-os até o fim.
Luiz Henrique
Líder Volt
secretariaalcancego@gmail.com